sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Ritmos de brasilidade (especialíssmo BOSSA -NOVA)


A história da bossa nova
FONTE: prefeitura do RJ


A bossa nova nasceu em Ipanema, no Rio de Janeiro, e ganhou o mundo.

O movimento musical conhecido como bossa nova surgiu na década de 50, no Rio de Janeiro. Nesta época, jovens que moravam em Ipanema tentaram misturar as raízes do samba com o improviso e a modernidade do jazz norte-americano. O resultado foi um dos mais deliciosos ritmos da Música Popular Brasileira, reconhecido no mundo inteiro.

Marco - O lançamento do disco Canção do Amor Demais, gravado em 1958, por Elizeth Cardoso e João Gilberto, é o marco na popularizarição do ritmo que nascia. Com músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, levou ao grande público a batida e o violão que caracterizam a bossa. Em pouco tempo, a novidade se espalhou, com apresentações de Chico Feitosa, Sylvia Telles, Nara Leão e Baden Powel, entre muitos outros.

Mundo - Em 1960, ficaram na história os shows realizados na Faculdade de Arquitetura e na Pontíficia Universidade Católica (PUC), no Rio. Em 1962, a bossa nova já estava em cartaz no Carnegie Hall, em Nova York, encantando o mundo.

Gíria - A palavra bossa era uma gíria usada na época. A pessoa com bossa era uma pessoa com jeito especial. A bossa nova era um novo jeito de tocar. O ritmo nasceu nos botecos, praia e ruas de Ipanema, bairro em que viviam os pais do novo ritmo. O movimento musical virou até estilo de vida, traduzido com maestria nas poesias e músicas de Vinícius de Moraes, Tom Jobim, João Gilberto, Toquinho, Joyce e Nara Leão, Roberto Menescal, Emílio Santiago, entre tantos outros.


Quer saber mais? Bossa Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário